Você está em »» Principal » Loja de Perfeição

 

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Usuários online

3 usuário(s) online (1 usuário(s) navegando na seção: Loja de Perfeição)

Usuários: 0
Visitantes: 3

mais...

Perfeição

PÁGINA PRINCIPAL - EXCELSA LOJA DE PERFEIÇÃO
 
Excelsa Loja de Perfeição Balduino Maciel de Oliveira
Dourados - MS
Fundada em 19 de abril de 1970.
 
As Lojas de Perfeição são a continuação da evolução do Mestre dentro da Maçonaria, é nestas que se adquire os conhecimentos necessários para desenvolver através dos estudos filosóficos a historia e simbolismo do R.E.A.A.

Não há como se tornar um Mestre Perfeito, sem ingressar numa Loja de Perfeição,não há como atingir a plenitude Maçônica sem caminhar na Senda dos Graus Filosóficos, onde Loja de Perfeição se caracteriza como a porta de entrada, ou se preferirmos, seu primeiro degrau.
 
Na verdade, todos os Graus tem sua filosofia, isso começa já no Grau de aprendiz.
 
O termo “Graus Filosóficos” acabou se tornando um uso e costume para diferenciar os Graus Superiores da maçonaria em relação aos chamados Graus Simbólicos (1 ao 3).
 
Os Graus Superiores dividem se em 4 partes: Série dos Graus Inefáveis “Lojas de Perfeição”( 4 ao 14), Série dos Graus Capitulares “Rosa-Cruz” (15 ao 18), Serie dos Graus Filosóficos “Kadosch” (19 ao 30) e por fim a série dos Graus Administrativos (31 ao 33).
 
A maçonaria, especialmente o R.·.E.·.A.·.A .·., possui um vasto sistema de aprendizagem que não se resume apenas aos três Graus Simbólicos. Para ter acesso a todo o cabedal de conhecimento que a maçonaria proporciona é necessário que o maçom conclua os 33 Graus do Rito Escocês Antigo e Aceito.
 
O Requisito para ser aceito em uma Loja de Perfeição, dentre outros é: Ter sido exaltado há 6 meses e ter recebido todas as instruções do Grau. Estar em situação regular perante a Potência Simbólica e a respectiva Loja.

 
Graus Inefáveis ou de Perfeição

São os Graus compreendidos entre o 4 e o 14 e são concedidos pelas Lojas de Perfeição. São chamados de Graus Inefáveis por terem quase todos, nas suas Pal.·. Sag.·., de uma forma ou de outra, referência ou alusão ao nome Inefável, que é o nome de Deus.
 
Também fazem referência ao assassinato de Hiram, cuja lenda do Grau 3 é reaberta e ampliada nos Graus 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10, ora com a procura do corpo, ora com a substituição de Hiram, e até com o reexame da punição dos assassinos, consumada nos Graus 9 e 10.
 
Assim, nos Graus de Perfeição, encontramos Graus Lendários, Bíblicos, Judaicos e Cavalheirescos.
 
São os seguintes os Graus Inefáveis concedidos pelas Lojas de Perfeição:

4 - Mestre Secreto
5 - Mestre Perfeito
6 - Secretário Intimo
7 - Preboste e Juiz
8 - Intendente dos Edifícios
9 - Mestre Eleito dos Nove
10 - Mestre Eleito dos Quinze
11 - Cavaleiro Eleito dos Doze
12 - Grão-Mestre Arquiteto
13 - Real Arco
14 - Perfeito e Sublime Maçom
 

Vamos agora fazer uma breve apreciação ou pequeno resumo de cada Grau de Perfeição em particular (vide menu Rito Escocês).
 
Inefável é aquilo que não se pode exprimir por palavras. É uma alusão à tradição judaica, na qual não se pronuncia o nome de Deus.
 

  DELEGACIA "F"  - Excelsa Loja de Perfeição

 
ELP Balduino Maciel de Oliveira
 

Delegacia "F"
 
Corpos subordinados de Dourados  
Inspetoria Litúrgica do Estado de Mato Grosso do Sul.
Rua Esei Fujinaka, 705 - Altos do Indaiá - Caixa Postal nº 300 - CEP 79.823-500 - Dourados MS -MAPA

 

 

Lista de Artigos Recentes

Notícias Recentes

Pesquisa